Curitiba ganhou um novo projeto de mobilidade sustentável. Agora, colaboradores do Lactec, centro de inovação e pesquisas tecnológicas com sede na capital paranaense, podem fazer uso compartilhado de dois veículos Zoe, modelo 100% elétrico produzido pela Renault do Brasil. O presidente do Lactec, Luiz Fernando Vianna, e o presidente da Renault do Brasil, Ricardo Gondo, fizeram o lançamento oficial da parceria, nesta quinta-feira (8/7), seguindo todos os protocolos de segurança.
Para Vianna, essa iniciativa mostra a adesão do instituto à tendência de eletrificação do setor de transportes. “A parceria com a Renault nesse projeto vem reafirmar nossa preocupação com a mobilidade sustentável, que é um tema emergente em âmbito global. Essa iniciativa se soma às várias frentes de pesquisa, que já desenvolvemos em eletromobilidade e que nos posicionam como líderes na oferta de soluções à indústria automotiva e ao setor elétrico, em tecnologias nacionais e modelos de negócio adequados à realidade brasileira”, analisou.
Com o sistema Renault Mobility, que já é utilizado em outros projetos de mobilidade elétrica da montadora ao redor do mundo, os colaboradores podem reservar um carro por dias, horas ou mesmo minutos, para atender a compromissos rápidos. “Fazer parte deste importante ecossistema de inovação paranaense é algo de grande orgulho para todos nós. Com o Renault Mobility by Mobilize, os profissionais do Lactec poderão experimentar toda a versatilidade de uma mobilidade sustentável”, pontuou Ricardo Gondo.
O carsharing opera no modelo de estações, em que os funcionários retiram e devolvem os veículos em locais determinados e podem fazer livre uso dos automóveis durante o período de reserva. Por meio de um aplicativo, é possível visualizar a disponibilidade dos veículos e fazer a reserva.


Go Green
A novidade faz parte da iniciativa Go Green, que engloba ações e projetos do Lactec com foco no desenvolvimento sustentável. A preocupação com a sustentabilidade é uma das prioridades do instituto, que tem diversos projetos com esse intuito voltados a vários segmentos do setor produtivo e de infraestrutura, entre eles, o automotivo e o de energia.
Há mais de nove anos, o Lactec participa de estudos para o desenvolvimento de soluções que favoreçam a eletrificação do transporte no Brasil. Cinco deles estão em andamento no momento e os pesquisadores do instituto estão focados em duas frentes: criar estruturas de recarga de veículos junto com modelos de negócio para a comercialização da energia elétrica utilizada e inserir a mobilidade elétrica nas rotinas operacionais das concessionárias do setor elétrico.
Na opinião de Vianna, esse é um mercado que tende a crescer e, com ele, a demanda por tecnologias ligadas à eletrificação de frota. “Quando avaliamos que a frota elétrica ainda representa 1% do total, parece algo muito pequeno, mas estamos na vanguarda das pesquisas e desenvolvimento de tecnologia. Com esse conhecimento, teremos chances mais competitivas de desenvolvimento”, avalia.
Tecnologia a favor do meio ambiente
O setor de transporte é responsável por quase 25% das emissões globais de gases de efeito estufa. As partículas de óxidos de carbono e nitrogênio, liberadas no processo de queima do combustível fóssil usado pelos veículos, são as principais causas da poluição do ar nas cidades.
No caso dos carros elétricos, essa liberação de poluentes não acontece durante o uso do veículo. Além disso, os modelos elétricos são silenciosos e têm baterias mais eficientes — ou seja, precisam de menos energia para fazer o mesmo esforço em comparação com um carro movido a gasolina, por exemplo.
Segundo previsão da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), o mercado nacional de automóveis e comerciais leves híbridos (HEV), híbridos plug-in (PHEV) e elétricos a bateria (BEV) deve ultrapassar a marca de 28 mil unidades em 2021, projeção de crescimento em torno de 42% sobre os 19.745 emplacamentos de 2020 – que já tinha sido o melhor ano da eletromobilidade no Brasil, com aumento de 66% sobre as vendas de 2019.
Sobre o Lactec
Instituto privado sem fins lucrativos, o Lactec é um dos maiores centros de ciência e tecnologia do Brasil. Seu maior diferencial é seu capital intelectual, composto por mais de 600 colaboradores, entre eles 150 especialistas, mestres e doutores. Abrange todas as áreas da pesquisa, ciência, meio ambiente e tecnologia e atua em todo o ciclo de inovação, desde P&D, ensaios e análises qualificadas até a execução de processos complexos para o setor de infraestrutura. São mais de 60 anos contribuindo com soluções inovadoras para o segundo setor, como empresas, indústrias e concessionárias de energia. Saiba mais em lactec.com.br.
Sobre a Mobilize
A Mobilize gerencia serviços de mobilidade, energia e dados. Ela faz parte do Renault Group. Criada em torno de ecossistemas abertos, a Mobilize fornece soluções de mobilidade flexíveis, promovendo uma transição energética sustentável, de acordo com o objetivo do Renault Group de atingir a neutralidade de carbono e sua ambição de desenvolver o valor da economia circular.
Sobre a Renault do Brasil
Produzindo no Brasil há mais de 22 anos, a Renault do Brasil conta com quatro fábricas no complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR): a de veículos de passeio (CVP), a de comerciais leves (CVU), a de motores (CMO), além da fábrica de injeção de alumínio (CIA).
Oferecendo uma gama completa veículos como o Kwid e Master, líderes em seus segmentos, além do Sandero, Stepway, Logan, Duster, Oroch e Captur e, ainda, o Zoe E-Tech, veículo 100% elétrico, a Renault inovou ao lançar a venda de produtos 100% on-line, entre outras soluções para facilitar a vida dos clientes. Com o Renault On Demand, serviço de aluguel de veículos a longo prazo, a Renault traz novas soluções de mobilidade, juntamente com vários projetos de compartilhamento de veículos. Desenvolvemos, ainda, soluções de geração de energia limpa com parceiros, como, por exemplo, o projeto de Fernando de Noronha onde foi construída uma garagem fotovoltaica que abastece os mais de 30 veículos elétricos que rodam por lá.
O Instituto Renault, responsável pelas ações socioambientais da marca no país, vem colaborando com o desenvolvimento da sociedade e já impactou cerca de 800 mil pessoas ao longo dos seus 10 anos nos eixos de Inclusão e Segurança.
Com informações da assessoria de imprensa da Renault do Brasil