A Unidade Nordeste do Lactec, em Salvador (BA), foi escolhida para ser a anfitriã da reunião semestral que a diretoria da empresa promove para atualizar os colaboradores em relação ao planejamento estratégico e outros temas de interesse, tanto na área de gestão de pessoas como de negócios. Realizada nessa quarta-feira (11/8), no formato on-line, a reunião, que leva o nome de Conexão Lactec, trouxe como mensagem principal a inovação, que faz parte da essência de atuação do Lactec e vem sendo incorporada, sistematicamente, à cultura organizacional para que a empresa inove, também, na forma de oferecer soluções ao mercado.
Para o presidente do Lactec, Luiz Fernando Vianna, a abertura de uma filial no Parque Tecnológico da Bahia para atender aos players do setor elétrico e da indústria do Norte e Nordeste é uma prova das transformações que a empresa vem experimentando nos últimos anos e integra as estratégias de expansão dos negócios. “Esse foi um sonho que começou em 2015 e que se consolidou com a inauguração desta unidade há quase dois anos. Hoje, já são mais de 15 projetos concluídos ou em andamento em conjunto com as unidades tecnológicas de Curitiba”, declarou Vianna, destacando o trabalho colaborativo entre todas as equipes.
O gerente da Unidade Nordeste, Eduardo Barbosa Gomes Guimarães, lembrou que uma das conquistas mais importantes nesse período foi o credenciamento da unidade junto ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) para executar projetos dentro do escopo da Lei de Informática. “Estamos trabalhando no posicionamento estratégico da Unidade Nordeste para continuar gerando ações de forma integrada e atuar em todos os segmentos de mercado do Lactec: P&D, serviços e ensaios e análises laboratoriais”, acrescentou.
“Inovação é gerar valor para o mercado”
A Conexão Lactec teve a participação especial do engenheiro eletricista, Caio Guimarães, CEO da Beone Technologies, com a palestra “Da Pesquisa ao Mercado: Transformando Invenção em Inovação”. Guimarães contou toda sua trajetória acadêmica, como pesquisador, e o histórico de determinação e persistência, que o levaram a ser eleito, em 2020, um dos empreendedores mais inovadores da América Latina, pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês), entre outros reconhecimentos.
Ainda estagiário no curso de graduação em Engenharia Bio-Elétrica, na Hofstra University, de Nova York, Estados Unidos, Caio Guimarães desenvolveu um equipamento médico de fotobiomodulação, com efeito antibacteriano, tecnologia que é hoje o carro-chefe de sua empresa. “Invenção é criar uma novidade tecnológica. Inovação é gerar valor, ter um modelo de negócio, entregar serviços para o mercado”, enfatizou o jovem empreendedor ao finalizar sua palestra que, para os colaboradores do Lactec, foi muito inspiradora.