Esse resultado vem mais uma vez fortalecer o nosso posicionamento inovador”, comentou o diretor presidente dos Institutos Lactec, Luiz Fernando Vianna. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), os Institutos Lactec são pioneiros e os maiores executores de projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) junto à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O dado é da publicação Inovação Tecnológica no Setor Elétrico Brasileiro. “Mantendo os Institutos nessa vanguarda, nos destacamos no mercado nacional e internacional como uma das referências em pesquisa e desenvolvimento de produtos. Nossa atuação no setor industrial está cada vez mais forte e nosso credenciamento como uma Unidade Embrapii contribui para isso, uma vez que a indústria passa a receber aporte financeiro da Embrapii por meio de projetos de inovação desenvolvidos pelos Institutos Lactec”, conclui Vianna.
As 50 empresas foram organizadas em 23 categorias: agropecuária; automotivo; comércio, atacado e varejo; comunicação, editorial e gráfica; construção e imobiliário; couro e calçados; educação; eletroeletrônicos; eletromecânico; hotelaria; informática e automação; máquinas agrícolas; máquinas e equipamentos; metalurgia; móveis; petróleo e petroquímica; química; saúde; serviços públicos; telecomunicações; têxtil e confecções e transporte e logística. Além das campeãs em cada uma delas, há o ranking geral, que organiza as empresas conforme as suas pontuações em diferenciais competitivos como: resultados da inovação na organização, a criatividade e o desenvolvimento inicial, a estrutura e a cultura organizacional, as ações inovadoras, o tratamento e a orientação à inovação e a atitude.
Campeãs da Inovação
Elaborado pelo grupo Amanhã e Edusys, com respaldo técnico do Núcleo de Inovação da Fundação Cabral – o ranking aponta quais são as empresas que desenvolvem as práticas mais inovadoras e criativas nos três Estados da região Sul. A vencedora geral do ranking de 2014 foi a empresa AEL Sistemas, especializada no desenvolvimento de sistemas eletrônicos militares e espaciais, sendo a principal fornecedora de tecnologia eletrônica para a Embraer. Ela desbancou a Whirlpool – dona das marcas Consul e Brastemp, campeã de 2003 a 2013 – que investiu, apenas em 2013, mais de R$ 500 milhões em P&D e apresenta média de depósito de 70 patentes/ano no último triênio.
Link útil: Grupo Amanhã