A Unidade Nordeste do Lactec, instalada no Parque Tecnológico da Bahia, em Salvador, completa, este mês, seu primeiro ano de atividades, comemorando a participação ativa em projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), que representam avanços tecnológicos importantes para o setor elétrico brasileiro. Dois desses projetos – realizados no âmbito do Programa de P&D da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) – foram finalizados recentemente e trazem soluções para atender demandas referentes à digitalização dos sistemas elétricos. O tema é relativamente novo para as empresas de energia do país e tem se destacado entre as tendências tecnológicas de modernização do setor.
Os pesquisadores da Unidade Nordeste e da área de Eletrônica do Lactec, sediada em Curitiba, trabalharam em conjunto no desenvolvimento de software e hardware do projeto de P&D em segurança cibernética para redes elétricas inteligentes, contratado pela Neoenergia. Na unidade do Lactec, em Salvador, foi instalada a infraestrutura de servidores de segurança, que recebe os dados transmitidos pelos sensores inteligentes das redes de distribuição de energia. O padrão de segurança criado para o sistema de comunicação se mostrou bastante eficiente – resultado que sinaliza para a possibilidade de desenvolvimento de outras soluções de segurança cibernética para o setor elétrico.
Outro projeto que teve o apoio da Unidade Nordeste foi o do concentrador Multilink, desenvolvido também para a Neoenergia e, nesse caso, com a participação da Tecsys Brasil como parceiro industrial e comercial. A solução possibilita integrar diferentes interfaces de comunicação, garantindo a interoperabilidade de equipamentos de diferentes fabricantes. Permite, ainda, o transporte seguro das informações referentes ao controle e monitoramento da rede de distribuição, conectando o Centro de Operações das Distribuidoras e os diversos componentes da rede de distribuição, como sensores inteligentes, transformadores, chaves automatizadas, religadores e medidores inteligentes de energia. Para esse projeto, foi adotado o padrão aberto de comunicação por redes de radiofrequência mesh Wi-SUN.
“O primeiro ano é sempre desafiador, considerando a missão inicial de ‘arrumar a casa’, mas o balanço geral é bem positivo. Temos trabalhado em sintonia, independentemente de localização geográfica, como um único Lactec, e somado nossas competências para fortalecer o ecossistema de inovação no Norte e Nordeste do país”, afirmou o gerente da Unidade Nordeste do Lactec, Eduardo Barbosa Gomes Guimarães.
Braço tecnológico
A unidade de Salvador é uma extensão do Lactec para levar ao Norte e Nordeste toda a experiência da empresa em pesquisas e serviços tecnológicos para os setores elétrico, de petróleo e gás, automotivo, de infraestrutura e eletroeletrônico, entre outros segmentos da indústria. Além do Programa de P&D Aneel, a empresa atua em frentes de fomento à inovação, como da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), da Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep) e em projetos que se enquadram na Lei de Informática e Lei do Bem.
“Somos um centro de referência no país em pesquisa e inovação. A Unidade Nordeste foi criada com o intuito de expandir nossa atuação e ajudar a alavancar o desenvolvimento tecnológico de uma região, que tem um polo petroquímico consolidado, e tem demonstrado forte vocação para investimentos em energias renováveis”, destacou o diretor comercial do Lactec, Carlos Eduardo Ribas. De acordo com o executivo, a empresa tem buscado parceiros regionais para ampliar seu portfólio de atuação no Norte e Nordeste.
A Unidade do Lactec na capital baiana é a primeira fora de Curitiba, onde a empresa mantém sua sede administrativa e quatro unidades tecnológicas. Embora tenha a maior parte de sua estrutura de laboratórios concentrada no Paraná, o Lactec atende empresas de todo o país, com projetos de P&D, ensaios e análises laboratoriais, serviços tecnológicos e consultorias técnicas especializadas. Os principais projetos atualmente em andamento, na região Nordeste, envolvem soluções em microrredes, sistemas de armazenamento de energia e de geração de energia ondomotriz.